Em março de 2023, a Princípio Animal vistoriou a empresa responsável pelo recolhimento e bem-estar dos animais de grande porte de Eldorado do Sul/RS. Na ocasião, foram constatadas situações que não garantiam o bem-estar animal, além de serem encontradas diversas ossadas de animais que morreram no local.
A ONG ingressou com uma Ação Civil Pública para assegurar os direitos dos animais de Eldorado do Sul/RS. Além de reivindicar o cumprimento dos direitos dos animais de grande porte, a ONG solicitou que pudesse realizar uma inspeção no local onde estão alojados os animais domésticos.
O pedido de liminar foi deferido, permitindo que a Princípio Animal comparecesse ao local onde estão abrigados os gatos e cachorros recolhidos. Pela inspeção, ficou claro que o bem-estar dos animais domésticos também não está garantido. Durante a vistoria, a Princípio Animal se deparou com animal morto no canil da empresa que deveria tutelar os animais.
A grave situação foi noticiada no processo. Em nova decisão, restou determinado que o Município de Eldorado do Sul e as empresas responsáveis cumpram os termos do contrato público, recolhendo, ofertando tratamento médico veterinário e assegurando bem-estar aos animais do Município de Eldorado do Sul, sob pena de multa diária no valor de R$ 10.000,00. Também restou determinado que Município de Eldorado do Sul e as empresas responsáveis apresentem uma série de documentos pleiteados pela Princípio Animal.
REVOLTE-SE:CONSTRUA!
PRINCÍPIO ANIMAL
Коментари