• Fernando Schell Pereira

Exportação de Gado Vivo


principioanimal

#Repost@sulvinteum

...

Ativistas que lutam pela defesa dos direitos animais realizaram, nesta terça-feira (28), em Porto Alegre e em Rio Grande, atos públicos em protesto contra o embarque de pelo menos 12 mil bezerros vivos, em um navio no porto de Rio Grande, de onde seguirão para o Egito em uma viagem de aproximadamente 20 dias. A prática de embarque de animais vivos para exportação vem sendo denunciada internacionalmente há vários anos pelas condições degradantes a que os animais são submetidos até a chegada ao seu destino final, quando são abatidos em frigoríficos.


Em Porto Alegre, o ato foi realizado às 11h, em frente ao Palácio Piratini. Em Rio Grande, os ativistas estão desde ontem no Porto de Rio Grande e, na manhã desta terça se concentraram no centro da cidade, no Largo Dr Pio para conversar com a população. Um novo ato foi marcado para as 17h, em frente ao Porto, na área onde os animais, que chegam em caminhões lotados, estão sendo embarcados. No final da tarde, um grupo de ativistas se reuniu em frente ao portão 2 do porto de Rio Grande, onde os caminhões transportando os bezerros chegavam sem parar.


Em um vídeo ao vivo transmitido pelo Instagram, uma das ativistas registrou a manifestação de um motorista de um dos caminhões que falou, se dirigindo a elas: ‘vão lavar uma louça’. “Como vocês estão vendo, o machismo, a misoginia e a opressão contra os animais estão conectadas”, comentou Vanessa Negrini, coordenadora nacional da setorial de Direitos Animais do PT.


" Além das denúncias, esse tipo de operação vem sendo objeto de muitas ações judiciais também. A ação relativa ao embarque dos bezerros no navio Elevation, que chegou ao Porto de Rio Grande, foi ajuizada pelas ONGs Princípio Animal e Mercy For Animals. Preocupadas com o bem-estar dos animais, as duas organizações, bem como o Fórum Animal, vêm monitorando a movimentação de navios que transportam animais vivos e acionando o poder judiciário com o objetivo de suspender os embarques já há algum tempo. Outros grupos de ativistas também vêm atuando na causa. "


📲 Confira a reportagem completa em sul21.com.br ou no link da nossa bio!


📸: Arquivo pessoal

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo