top of page
  • Foto do escritorONG PRINCÍPIO ANIMAL

Santa Maria a passos de carroça...

Atualizado: 3 de dez. de 2020


A secretaria de meio ambiente da cidade gaúcha de Santa Maria, realizou na terça-feira (18/06) uma reunião a pedido das entidades que representam os direitos animais no RS. Estavam presentes no encontro as entidades; ong Princípio Animal (Porto Alegre), MGDA (São Leopoldo), GPDA (grupo de pesquisa em Direitos animais UFSM) e o comissão de direitos animais da OAB Santa Maria.


As organizações foram recebidas pela secretaria de meio ambiente Sandra Rebelato e o médico veterinário Alexandre Soriano Caetano, coordenador de bem-estar animal do município.


Na ocasião, foram levantados uma série de questionamentos sobre a previsão de políticas públicas para a solução dos maus tratos a cavalos na região. A intenção, com esse encontro, era a de somarmos esforços com o poder público para dar encaminhamentos e construímos uma medida eficaz para proibir a exploração de cavalos em veículos de tração (VTA), no município.


No andamento da reunião, uma série de perguntas técnicas foram elencadas e os representantes da pasta do meio ambiente se mostraram hostis nas respostas. Com relação aos números e registros que a prefeitura afirma possuir sobre o número de VTA e animais, as informações são desencontradas. E não foram apresentados os projetos que a prefeitura alega ter para a problemática. Conforme afirmações da Secretaria de Meio Ambiente há “de 1800 a 2000 carroças no município”. Mas sem comprovações efetivas tanto do numero de carroças como do projeto, embora declarem existirem.


Entre outros dados insatisfatórios apresentados (e sem registros oficiais) os representantes das entidades foram hostilizados pela secretária Sandra Rebelato que saiu em meio a reunião visivelmente irritada e de forma irônica.


As organizações pelos Direitos Animais seguem agora com tratativas e pedirão uma nova reunião com o prefeito e todas as secretarias que envolvem a problema do trânsito de carroças no município.


Ong Princípio Animal

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page